A promessa do governo Lula de corrigir a tabela do imposto de renda, com a faixa de isenção de 5 mil Reais, foi mais uma enganação da Frente Ampla para facilitar a aprovação do pacotão neoliberal pelo Congresso Nacional. O Ministro Haddad anunciou que, sob a ordem de Lula, prepara um projeto de elevar a isenção tributária dos atuais 2.824 para 3.036 Reais valendo para o exercício de 2025. A nova faixa de isenção corresponde exatamente a dois salários mínimos, que já foi decretado em 1.518 Reais, ou seja, um trabalhador que receber apenas 1 Real acima do valor dos dois mínimos, será taxado pelo “Leão” da Receita Federal. A tabela do IR não é corrigida em favor dos trabalhadores desde o governo petista de Dilma Rousseff em 2015, passando “batida” pelo golpista Temer, Bolsonaro e agora Lula. Um arrocho fiscal contra trabalhadores que recebem míseros dois salários mínimos, que com esta “fortuna” sequer consegue repor as necessidades nutricionais de uma família, isto sem falar em habitação, saúde, transporte, lazer, etc…, representa a síntese do caráter capitalista e neoliberal deste governo da Frente Ampla. O descaramento desta exquerda reformista em responsabilizar os marqueteiros do deputado Nikolas “chupetinha” pela revolta popular contra Lula, é no mínimo ridículo! Talvez na cabeça destes lulopetistas é o próprio Nikolas que tunga todo mês o salário dos “milionários“ trabalhadores que recebem pouco mais de 2.824 Reais…
Entretanto apesar do anúncio na mídia da elevação da faixa de isenção para poucos mais de 3 mil Reais, a proposta ainda não se converteu em lei. Por enquanto é apenas uma “intenção” do governo Lula. Assim declarou o Ministro Haddad ao site “G1” nesta última terça-feira(14/01). Sem citar o valor, Haddad disse que há uma “Orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter a isenção na casa dos dois salários mínimos”. Como Lula anteriormente também já tinha prometido a isenção na casa dos 5 mil Reais, ninguém pode garantir que agora sequer cumprirá sua palavra dos 3 mil. Trata-se de um governo populista de “esquerda”, que gerencia o Estado capitalista em favor da grande burguesia.
Diante da verdadeira surra midiática desferida pelo deputado bolsonarista Nikolas “chupetinha” no governo, o lulopetismo tenta reverter o estrago político com um vídeo da “tranformer” psolista Erika Hilton, onde acusa “chupetinha” de mentiroso, afirmando que “Lula é o melhor presidente para os trabalhadores”. Obviamente que o governo da Frente Ampla sequer cogitou reverter o avançado desgaste político sofrido com alguma medida que beneficiasse a a classe trabalhadora, extorquida pela Receita Federal há décadas. Só para se ter uma noção do tamanho da tungagem do imposto de renda sobre os salários, vejamos os cálculos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) que apontam a defasagem, até dezembro do ano passado, para quem ganha até dois salários mínimos, de 127,34%. E que, para as demais faixas, o valor é ainda maior: 172,23%! Mas os cretinos lulopetistas continuam a espalhar mentiras e a culpar o “chupetinha” pela espoliação contra o bolso do proletariado…