O governo Trump deportou nesta semana imigrantes brasileiros com os pés e as mãos algemadas. Frente esse absurdo que foi utilizado amplamente também pela gestão Biden, Lula nunca reclamou e ainda por cima apoiou o genocida Democrata nas eleições norte-americanas. Não podemos esquecer que na “Era Democrata” também chegaram imigrantes nas mesmas condições, centenas de brasileiros mandados de volta humilhados e presos. Na época, os passageiros também viajaram com as mãos e pés algemados, como prisioneiros de guerra, por determinação da gerência Democrata, portanto Trump copia Biden que se inspirou em Obama. Todos viajaram algemados e foram cruelmente humilhados pela tripulação ianque, a exemplo do que ocorreu agora a diferença que Trump não banca o “humanista” para iludir os ingênuos e cooptar a esquerda reformista. Os deportados vêm algemados desde 1988 e o muro da fronteira foi construído por Obama! Nessa senda fascista o governo Biden bateu recorde de deportações! De 2021 a 2024, foram deportados 7.168 brasileiros, número representa 1,31% do total durante o governo do democrata. Com o primeiro goveno Trump foi 0,72%.
O governo Biden (Democrata) deportou mais brasileiros do que os de Barack Obama (Democrata) e Donald Trump (Republicano). De 2021 a 2024, foram deportados 7.168 brasileiros. Isso corresponde a 1,31% do total de 545.252 deportações. Durante o primeiro governo Trump, os 6.776 brasileiros deportados foram 0,7% do total. Já no governo Obama, foram 4.189, o que representa 0,4% do total. Os números mostram que a proporção em relação ao total cresceu de forma mais acentuada no governo Biden.
Em relação aos números absolutos, o aumento foi de 5,79% em comparação com 1º mandato de Trump. Só em 2024, foram 1.859 brasileiros deportados. Só perde para 2021, quando foram 1.935, no início do governo do democrata em 20 de janeiro de 2021, durante a pandemia da covid-19. O Aeroporto de Confins (MG) recebeu 3.660 pessoas deportadas dos EUA em 32 voos fretados pelo governo norte-americano de 27 de janeiro de 2023 a 10 de janeiro de 2025.
Em voos passados, outros deportados haviam relatado ter sofrido maus-tratos, mas o “lambe botas” do governo burguês de Lula nunca teve a coragem de se manifestar contrário as torturas sofridas pelos brasileiros, nem agora nem muito menos antes!
Este é o primeiro movimento de deportação em massa de imigrantes brasileiros após o Trump assumir a gerência do Imperialismo Ianque em 2025. Trump repetiu a mesma prática fascista de Biden. Mudou o chefe imperial, mas aqui no Brasil o governo Lula continua com a mesma postura de capacho do capital financeiro, seja quem for o gerente de plantão da metrópole.