IRÃ DECLARA: “NÃO TEMOS MEDO DA GUERRA COM OS EUA E ESTAMOS PRONTOS PARA QUALQUER CENÁRIO”

INTERNACIONAL

“O Irã não tem medo da guerra com os EUA e está preparado para travar uma, mas não está disposto a começá-la”, declarou hoje seu Ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, em uma entrevista citada pela agência de notícias persa Mizan. O Chanceler iraniano enfatizou que “A política externa do Irã está claramente focada na diplomacia. Estamos caminhando para uma guerra e a evitaremos o máximo possível porque ela tem seus custos, riscos e perdas”, afirmou o dirigente do regime nacionalista burguês dos Aiatolás.

Em relação ao retorno das negociações com os EUA sobre o programa nuclear do Irã, alvo central das sanções imperialistas, Araghchi afirmou que isso não é do “interesse do país persa neste momento”. O chefe da diplomacia iraniana atualizou o estágio do programa atômico: “Nossa situação nuclear avançou significativamente e não podemos mais retornar aos termos anteriores”.

Araghchi concluiu que: “Dizer não às negociações com Washington não é uma questão de ‘teimosia’, mas sim resultado da história, experiência e precedentes políticos. Nessas condições, não é mais possível entrar em negociações com os EUA, a menos que algumas coisas mudem no campo militar e diplomático da Casa Branca”.